Estado do Rio inicia vacinação contra a gripe

Começa nesta terça, no Estado do Rio de Janeiro a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde. A meta é imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas. A vacina contém o imunizante contra o H3N2 e é destinada a gestantes

Começa nesta terça, no Estado do Rio de Janeiro a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde. A meta é imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas. A vacina contém o imunizante contra o H3N2 e é destinada a gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas.

A mobilização acontecerá até 1° de junho nos postos de saúde municipais. A influenza é uma doença respiratória infecciosa que pode levar a pessoa a ter complicações e pode matar, principalmente os indivíduos que se encontram no grupo prioritário, que é de alto risco, e que ainda não estejam imunizados. Equipes de vigilância monitoram os casos de pacientes hospitalizados e óbitos decorrentes da doença com o objetivo de identificar o comportamento do vírus.

Este ano, até 16 de abril, foram notificados 167 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado, sendo 4 deles causados pelo vírus H1N1 e 13 provocados pelo vírus H3N2. 

 

Fonte: O Fluminense