Disque Rio Contra a Corrupção é lançado oficialmente

 

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, inaugura oficialmente, nesta terça-feira (30.04), o Disque Rio Contra a Corrupção, um serviço telefônico onde a população do Rio vai poder denunciar anonimamente casos de corrupção envolvendo agentes públicos do Estado. Criado pela Controladoria Geral do Estado (CGE RJ) e em operação desde o dia 9 de abril, o canal funciona de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, pelo número (21) 2276-6556.

A iniciativa tem como objetivo dar ao cidadão fluminense uma nova arma para exercer o controle social e poder contribuir, pessoalmente, no combate à corrupção no Rio de Janeiro. As denúncias são recebidas pela Ouvidoria e Transparência Geral do Estado, órgão subordinado à CGE, que, após analisar o conteúdo, decide se elas serão investigadas internamente ou encaminhas para a secretaria responsável.

Através do telefone podem ser denunciados atos de corrupção como tentativa de suborno, desvio de dinheiro público, nomeação de funcionários fantasmas, entre outros. O custo é o de uma ligação normal para telefone fixo.