Governador do Rio de Janeiro se reúne com representantes das 23 secretarias do estado

 O governador Wilson Witzel participou, na quinta-feira (25.04), de reunião com secretários estaduais no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. No encontro que acontece periodicamente em uma cidade diferente do Rio de Janeiro, Witzel informou que houve aumento na arrecadação do estado em comparação com o ano passado, mas reforçou que a crise financeira ainda é preocupante.

- Pela manhã apresentamos um balanço da situação financeira do estado. Já estamos conseguindo arrecadar mais que no ano passado. Evidentemente que a crise financeira ainda é grande, mas está sendo vencida gradativamente pela gestão eficiente do nosso secretariado e da Secretaria de Fazenda - afirmou o governador.

Segundo o secretário de Fazenda, Luíz Claudio Rodrigues de Carvalho, foram arrecadados a mais aproximadamente R$ 1,3 bilhão em receitas tributárias. O valor nominal arrecadado permitirá que as pastas estaduais possam planejar com mais segurança seus gastos até o final do ano.

- Este ganho a mais possibilita estabelecer um fluxo financeiro de custeio mais estável e eficiente, dando garantia a cada pasta de que o dinheiro estará à disposição delas. Como tivemos ganho de arrecadação e redução de despesas, metas dos 100 dias, esse fluxo financeiro está mais estabilizado - explicou o secretário.

À tarde, o governador Wilson Witzel se reuniu com prefeitos da região e os secretários estaduais ouviram demandas dos representantes municipais.

- O governador tem estado perto das cidades, das prefeituras. Este modelo de reuniões tem sido proveitoso - destacou o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa.

Para a prefeita da cidade de Paracambi, Lucimar Cristina Ferreira, a reunião foi bastante positiva.

- Temos demandas em diversas áreas, como saúde e saneamento, entre outras. O encontro foi uma forma de ampliar e aperfeiçoar o diálogo com os prefeitos da Baixada Fluminense - disse.

Também participaram dos encontros os prefeitos de Japeri, Queimados, São João de Meriti, Mesquita e Nilópolis.


O Governo do Estado fará reuniões periódicas do secretariado em todas as regiões do Rio de Janeiro, com o objetivo de interiorizar a gestão estadual e fortalecer a integração entre as administrações do estado e dos municípios. Petrópolis, na Região Serrana, foi a primeira cidade a receber o governador e seu secretariado.