SES realiza neste sábado Dia D em combate ao Aedes aegypti

Com o objetivo de mobilizar a população para combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro realiza neste sábado (16) o Dia D da campanha “Atitude contra o Mosquito”, que dá dicas de como eliminar os focos do vetor dentro da própria casa. As ações, em parceria com as prefeituras, acontecem em Duque de Caxias, na Praça do Pacificador, e em Madureira, na Praça do Patriarca, entre 8h e 12h.

Em 2018, o estado do Rio registrou 39.082 casos de chikungunya, 14.763 de dengue e 2.339 de zika. Neste ano, até 7 de março, foram 5.210 casos de chikungunya, 2.163 de dengue e 123 de zika.

Entre as atividades programadas para o Dia D estão vistoria de locais, distribuição de material informativo, além de exposição de laboratório com as etapas de desenvolvimento do mosquito. Os dois pontos contarão também com postos de vacinação contra a febre amarela.

O Corpo de Bombeiros do Rio também participa da ação.  Drones da corporação estarão em Duque de Caxias para a identificação de possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Os sobrevoos vão acontecer em áreas mapeadas com alto índice de proliferação do vetor.

SERVIÇO:

DIA D

Data: 16 de março

Horário: 8h às 12h

Local: Madureira – Praça do Patriarca – Em frente a Rua Andrade Pinto, 20