Defesa Civil do Estado segue monitorando a frente fria que atinge o Rio nesta quarta-feira (13.02)

 

A Defesa Civil do Estado segue monitorando a frente fria que atinge o Rio de Janeiro. A previsão para os próximos dias é de chuvas em todo o território fluminense, com risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios em áreas de risco. Nas regiões Serrana, Costa Verde, Baixada Fluminense e Metropolitana chove fraco ou moderadamente, porém de forma constante. As áreas mais suscetíveis hoje estão no Norte/Noroeste do Estado, onde há expectativa de chuvas moderadas a fortes.

Principais precauções em caso de previsão de forte chuva
- Retirar das ruas os sacos de lixo que ainda aguardam recolhimento pela companhia de limpeza urbana.
- Caso resida em área suscetível a deslizamentos e inundações, certifique-se sobre a existência de uma rota de fuga para local seguro e fique atento aos alertas (SMS, sirenes). Prepare um kit com sua documentação, medicamentos controlados, material de higiene e limpeza básico e uma muda de roupas para o caso de ter que sair de casa;
- Em casos de ventos fortes, mantenha-se abrigado em local de estrutura de firme, tais como casas, estabelecimentos comerciais etc
- Em caso de falta de luz, desligue todos os equipamentos elétricos possíveis. Opte por lanternas, e não por velas, mas caso a substituição não seja possível, mantenha a vela em um suporte com água e apague-a antes de dormir.

Não se apresse. Mantenha-se em local seguro
Quando ocorrem chuvas fortes, as pessoas se apressam para chegar em casa e acabam por ignorar os riscos que enfrentarão no trajeto. Nossa sugestão é para que as pessoas não tenham pressa. Caso estejam em local seguro, permaneça até que a chuva e as consequências dela estejam sob controle.

Em caso de inundações
É recomendado que as pessoas procurem por um lugar seguro, plano e que fique a um nível elevado do solo. As pessoas não devem atravessar áreas alagadas ou inundadas a pé, pois há risco de choque, queda em buracos ou bueiros abertos, além da possibilidade de se contrair doenças. Caso esteja de carro, verifique se a água ultrapassa 1/4 do pneu, pois acima deste nível, há elevado risco do carro perder a dirigibilidade e ser conduzido pela correnteza.

Em caso de deslizamento
Caso tenha que sair de casa, desligue o gás e os disjuntores de energia elétrica. Verifique se sua casa apresenta rachaduras, se as portas abrem e fecham com a mesma facilidade de antes, se há "estufamento" nos muros ou rachaduras no solo e se há água minando no pé da encosta. Caso constate as alterações acima, entre em contato com a Defesa Civil Municipal (Tel: 199), informe as mudanças verificadas e atenda às orientações.

SMS Alertas - A Defesa Civil mantém um serviço de alerta de desastres naturais por meio de envio de SMS. O cadastro é gratuito. Basta enviar o CEP da localidade para o número 40199. Saiba mais no site: www.defesacivil.rj.gov.br/

Fonte: Sedec-RJ