Hemorio lança campanha para doação de sangue durante o carnaval

 

O Hemorio iniciou nesta terça-feira, às 9 horas, a campanha "Vista a camisa da solidariedade", que busca incentivar as doações de sangue durante o período do carnaval. Participam da ação as grandes escolas de samba do Rio de Janeiro, que integram as atividades levando ritmistas, passistas e casal de mestre-sala e porta-bandeira para o salão de doação do hemocentro.
Durante a folia, ocorre uma baixa de até 30% nos estoques disponíveis para transfusões, segundo o Ministério da Saúde. A Portela é a primeira a se apresentar ao lado da corte do Rei Momo, sendo seguida por Mocidade Independente de Padre Miguel, Mangueira, Vila Isabel e Salgueiro. As apresentações acontecem semanalmente, até o fim de fevereiro.
A campanha busca conscientizar a população sobre a importância da doação durante o carnaval. Nesta época, a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes durante as festividades. Segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo país, são coletadas por ano uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue.
O hemocentro fica localizado na Rua Frei Caneca 8, Centro.

Fonte: Globo