Defesa Civil RJ lança Plano de Emergência do Estado

A Secretaria de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sedec-RJ) lança, nesta quarta-feira (05.12), o novo Plano de Emergência do Estado (PEM-RJ). Com vigência até 30 de novembro de 2019, o documento traça estratégias para otimizar as ações de resposta a emergências e desastres ocorridos no Estado, de forma integrada e articulada com os 92 municípios fluminenses.

- O plano é o ponto de partida para que sejam definidos o socorro, a assistência à população vitimada e, também, as ações de recuperação dos cenários atingidos, objetivando minimizar danos e prejuízos. A partir do estudo de um ou mais cenários de risco de desastre, são estabelecidos protocolos oficiais para mobilização preventiva, a partir dos sinais de alerta e alarme, e para mobilização de emergência, em reação a eventos adversos - explicou o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey Jr.

A ferramenta é destinada a todos os integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil (SIEDEC). O trabalho foi coordenado pelo Departamento Geral de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (DGDEC) e é fruto de dezenas de reuniões em parceria com mais de 42 agências, incluindo instituições governamentais e não-governamentais, entidades privadas e segmentos organizados da sociedade civil. Cerca de 184 pessoas, entre especialistas, servidores públicos e cidadãos fluminenses, colaboraram com o projeto.

Plano Verão 2019

Parte integrante do Plano de Emergência, o Plano Verão 2019 é um planejamento tático para a integração de múltiplos saberes técnicos na área de proteção comunitária, durante o período com indicativo de chuvas fortes no Estado. Sua vigência vai de 01 de dezembro de 2018 a 31 de março de 2019; podendo ser prorrogado mediante critérios de excepcionalidade.

Defesa Civil on-line

Os dados do Plano de Emergência e do Plano Verão 2019 serão disponibilizados para o público no novo site da Sedec-RJ. A página, voltada para o cidadão e para os gestores de Defesa Civil dos municípios, conta com informações sobre ensino à distância, legislação, manuais e apostilas temáticas, contatos das regionais de Defesa Civil, das Defesas Civis municipais e orientações sobre voluntariado, entre outros serviços.

O portal também abriga um jogo on-line voltado para o público infanto-juvenil, com noções de prevenção e atuação em desastres. Os jogadores são convidados a participar de ações de resgate a vítimas de enchentes, acionamento de sirenes de emergência, desocupação temporária de comunidades vulneráveis, distribuição de material humanitário e plantio de mudas para recuperação de encostas. A trilha sonora do game foi desenvolvida pela Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

Inclusão Social

Também nesta quinta-feira, a Defesa Civil Estadual lança, em parceria com o Instituto Ines, um DVD inédito que conta, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a história da Defesa Civil no Brasil e divulga conceitos básicos de proteção e prevenção de desastres. O projeto, intitulado “Proteção em suas mãos”, favorece a inclusão social e reconhece a importância das pessoas com deficiência na gestão do risco. O material está disponível no site da Sedec-RJ e vai ser distribuído para a comunidade surda e para as Defesas Civis municipais.

Rede Salvar

O evento também vai homenagear as agências que compõem a REDE SALVAR, Rede Estadual de Voluntários.