Hemorio faz campanha para incentivar doação de sangue devido à baixa nos estoques

 

Uma baixa significativa nos estoques de sangue do Hemorio, hemocentro do Estado do Rio de Janeiro, põe em risco o abastecimento de emergências, maternidades e unidades de saúde do todo o estado. Por isso, o hospital pede que a população se mobilize para doar sangue. A frequência de doadores tem sido baixa nos últimos feriados e a coordenação do hemocentro afirma que os níveis dos estoques estão em situação crítica.

Um total de 250 bolsas por dia, de todos os tipos sanguíneos, é o suficiente para manter os estoques em níveis confortáveis. No entanto, a média tem ficado abaixo de 200 bolsas diárias.

Saiba abaixo as condições para ser doador, onde se informar e o endereço e horário de funcionamento do Hemorio.

Quem pode doar

• é preciso ter entre 16 e 69 anos
• o doador deve pesar no mínimo 50 kg
• é necessário estar bem de saúde
• quem quiser doar precisa portar um documento de identidade oficial com foto
• não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. A autorização pode ser obtida no site (http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf).

No caso de dúvidas, o Disque Sangue está disponível de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, através do número 0800 282 0708. Pelo telefone, também é possível se informar sobre o endereço das outras 26 unidades de coleta de sangue no estado.

Serviço

• Horário - todos os dias, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados
• Endereço - Rua Frei Caneca, n° 8, Centro do Rio.

Fonte: G1