Quinta da Boa Vista terá vacinação aos fins de semana

Durante os três finais de semana de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) vai disponibilizar vacina contra a febre amarela na Quinta da Boa Vista, das 8h às 17h. A ação é parte da campanha de imunização, lançada ontem nos postos de saúde, que pretende imunizar cerca de 4 milhões de pessoas. Uma tenda será montada aos sábados e domingos (dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25) nos jardins da Quinta para atender a população. O objetivo da campanha é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo.

Segundo a Secretaria, até o momento já foram imunizadas cerca de 11 milhões de pessoas, o que corresponde a 73% da meta.

- Com a diminuição de casos após o cinturão de bloqueio realizado no ano passado, os moradores do estado deixaram de procurar os postos de saúde. Agora, o desafio é alertar a população para o perigo de um novo surto durante o verão. Para que isso não ocorra é preciso que as pessoas se vacinem nos postos de saúde espalhados pelo estado ou compareçam durante essa nova etapa da campanha na Quinta da Boa Vista - explicou Alexandre Chieppe, médico da Secretaria de Estado de Saúde.

Nessa campanha, apenas a dose padrão será aplicada, já que o fracionamento da vacina foi extinto no mês passado. A SES alerta que todos os que não se imunizaram devem procurar os postos. Aqueles que já foram vacinados com a dose fracionada, não precisam se vacinar nesta etapa porque já estão protegidos. A vacina não é indicada a bebês menores de 9 meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos, com doenças hematológicas graves, entre outras) e grávidas.

A Secretaria reforça que os macacos não transmitem febre amarela. O animal também é vítima do mosquito e serve de alerta para identificar a presença do vírus no local. Em 2018, foram registrados 262 casos da doença em humanos, com 84 óbitos.

Fonte: O Dia