Salários de outubro antecipados, mas só após o dia 10

Se houver antecipação dos salários de outubro aos mais de 400 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas pelo Estado do Rio, isso só deve ocorrer após 10 de novembro - e, pelo calendário oficial, o prazo para quitar os vencimentos é o décimo dia útil, ou seja, dia 16. Isso porque o governador Luiz Fernando Pezão ressaltou à Coluna que é sempre nessa data (dia 10) que entra no caixa fluminense a maior parte da arrecadação de impostos.

De qualquer forma, há expectativa de os depósitos serem feitos antes do prazo - principalmente em decorrência do feriado de 15 de novembro (Proclamação da República) e porque dia 16 é data bem distante para que o funcionalismo pague as suas contas.

Como, desta vez, dia 10 cairá em um sábado, será na segunda-feira (dia 12) posterior que a equipe fazendária constatará o resultado da receita.

- (Para pagarmos) Precisamos da arrecadação do dia 10, que cai no sábado, e só vai entrar na segunda - afirmou Pezão.

A equipe fazendária também faz cálculos e trabalha para entregar o estado ao sucessor de Pezão, o governador eleito Wilson Witzel (PSC), sem dívidas com os servidores. Isso inclui o décimo terceiro salário deste ano. O pagamento da gratificação natalina está diretamente ligado ao resultado do programa de redução de dívidas de ICMS e IPVA que contribuintes têm com o estado. A estimativa é que o Refis renda cerca de R$ 1 bilhão aos cofres do Rio.

Fonte: O Dia, Coluna do Servidor