Conta de água sofrerá reajuste complementar

 

A Cedae vai aplicar um reajuste complementar nas contas de água e esgoto do Estado do Rio, de 6,0485%, a partir do dia 1º de dezembro. Um aumento preliminar de 2,8550% já havia sido concedido em 1º de agosto, referente à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com o percentual adicional, a correção total das tarifas chegará a 9,0762% este ano.

A correção será aplicada para as tarifas residencial, comercial, industrial e pública, além da social, para famílias de menor poder aquisitivo. A tabela foi publicada no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (01.11).

Segundo autorização publicada pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa), a complementação do reajuste já incorpora uma compensação pelo atraso na aplicação do índice integral na data originariamente prevista, ou seja, 1º de agosto. Agora, a Cedae deverá divulgar aos clientes, por meio de anúncios em jornais de grande circulação e na imprensa oficial, a entrada em vigor das novas tarifas. Isso deve ser feito com 30 dias de antecedência. Vale destacar que a cobrança da tarifa de esgoto é igual à de água.

Fonte: Extra