Salário de Junho na conta sexta-feira

Mais uma vez, o salário de junho do funcionalismo estadual do Rio será pago no prazo determinado em calendário oficial, que é o 10º dia útil seguinte ao mês trabalhado, ou seja, na próxima sexta-feira (dia 13). Segundo fontes do Executivo, o governo pretendia antecipar alguns depósitos, assim como ocorreu com os vencimentos de abril. 

Em relação ao desconto previdenciário, ainda deverá incidir sobre os salários a alíquota de 14% e não a de 11%. Isso porque para a redução do percentual, conforme determinou o Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ-RJ) em sessão na segunda-feira, é necessária a notificação do governo. E, ontem, a Secretaria Estadual de Fazenda informou que "ainda não havia sido notificada". Sobre o depósito dos vencimentos, a resposta oficial da pasta é de que estava concentrando esforços para quitá-los no prazo.

Retomada do calendário

Após os funcionários ativos, aposentados e pensionistas enfrentarem atrasos salariais por dois anos (2016 e 2017), o governo vem pagando, desde janeiro de 2018, os vencimentos em dia, conforme o novo calendário. O 13º salário de 2017, porém, foi quitado em 24 de abril deste ano. Agora, as categorias reivindicam a retomada do calendário antigo de pagamentos, quando o prazo para quitar os salários era o 2º dia útil. Mas o governador Pezão não vê essa possibilidade.

 

Fonte: O Dia, Coluna do Servidor