Corrida Soldado do Fogo abriu comemorações do Dia do Bombeiro

Uma corrida temática por cartões postais do Centro da cidade abriu as comemorações pelos 162 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Cerca de 1,2 mil pessoas participaram, neste domingo, da prova Soldado do Fogo, que teve início e fim no centenário Quartel do Comando-Geral, na Praça da República.

- Este é o pontapé inicial de uma série de eventos em homenagem ao Dia do Bombeiro, que é celebrado no dia 2 de julho. A Corrida e Caminhada Soldado do Fogo engloba uma série de valores da corporação. É uma atividade que inspira a motivação, a persistência, a união e a integração com a comunidade - destacou o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey.

A prova, aberta a civis e militares, contou com percursos de 5 km e 10 km. O trajeto incluiu pontos turísticos como a Praça Tiradentes, a Catedral Metropolitana, os Arcos da Lapa, a Cinelândia e o Campo de Santana.

Todos os atletas receberam medalhas de participação. Os vencedores de cada categoria também ganharam troféus exclusivos, medalhas especiais do evento e brindes.

Série de atividades marca o Dia do Bombeiro

Nesta segunda-feira (02.07), dia do aniversário do Corpo de Bombeiros do Rio, o Cristo Redentor vai ser iluminado de vermelho, a cor característica da corporação. Uma cerimônia religiosa também será celebrada, aos pés do cartão-postal, pelo cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. Autoridades militares vão participar da solenidade, que tem início previsto para 18 horas.

Na quarta-feira (04.07), o Quartel Central se transformará no palco de uma grande festa, aberta ao público, com apresentação da Banda Sinfônica dos Bombeiros e exibição de simulados de salvamentos variados. Rapel, plano inclinado, escalada da torre, descida invertida, atividades subaquáticas no tanque em chamas, simulação de combate a incêndio e de atendimentos pré-hospitalares com motos e ambulâncias estão na programação. A partir de 14h30.